Dicas

HTTP/2 – Tudo mais rápido

Hoje vou explicar o que é HTTP/2 e como isso vai mudar a nossa vida.

Mas antes veja como funciona o HTTP/1.1:

No HTTP/1.1, o navegador abre uma conexão para baixar um único arquivo. Se essa conexão ficar ocupada por muito tempo, seja porque o arquivo é muito grande ou porque o servidor está lento para responder, o carregamento da página simplesmente trava no meio do processo. Há como amenizar esse problema abrindo múltiplas conexões, mas isso é apenas uma gambiarra, não uma solução.

Já o novo HTTP/2 usa multiplexação, resumindo: o navegador abre uma única conexão para baixar vários arquivos, as resposta são paralelas e assíncronas. Ex: Se uma imagem for pesada demais, não tem problema, na mesma conexão é possível misturar os dados recebendo parte da imagem e depois um arquivo totalmente diferente.

Uma novidade super bacana, que estão chamando de ServerPush. Hoje o navegador precisa solicitar a página, ler o código, interpretar e depois solicitar os elementos. Agora com o HTTP/2 o servidor pode mandar esses elementos antes do navegador pedir, dessa forma, assim que solicitar o index.html, o servidor já responde com style.css, x.css, y.js e o favicon.png. E quando for preciso usar eles já estarão no seu computador prontos para uso. Sobre a questão de segurança, eles informaram que não terá, pois vai ser algo pré-estabelecido.

Outra coisa, os cabeçalhos vão ser comprimidos, chamado HPACK. Basicamente, sempre que o navegador solicitar um arquivo, ele precisa baixar o cabeçalho desse arquivo que pode conter o tamanho, informações do servidor e cookie, assim ele não vai passar de 1 KB. Com essa compressão nos cabeçalhos o uso de dados será menor e com isso tudo fica mais rápido.

Para saber se seu site já está dentro dessa novidade (sim vai ser algo muito bom tanto para sites ou blogs), você pode checar nesse site: https://tools.keycdn.com/http2-test

HTTP 2 Test A simple HTTP 2.0 test tool

Pode fazer outro teste aqui: https://http2.akamai.com/demo

HTTP 2 the Future of the Internet Akamai

 

Agora que você leu um pouco sobre o HTTP/2, hora de compreender sobre SSL.

Todos nós sabemos que é importante a segurança do site, blog e aplicações, então fica uma dica: sempre tenha um SSL em seu site.

E como posso ter tudo isso? Na Imaginare nós já habilitamos em nossos servidores o HTTP/2 e temos algo super bacana: SSL de forma gratuita para todos clientes o/ o/

Se tiver interesse, entra no site e use o cupom blogrony, ele dá 25% de desconto em todos os planos.

Sendo assim, verifiquem e não fiquem de fora, pois todos sabemos que otimização e velocidade é muito importante hoje em dia!

Até mais o/

E fica aqui um som para acompanhar a leitura:

Leia mais

EndlessOS – Empoderamento Digital: entenda o por quê

Rony Max

Minha experiência com a Amazon

Rony Max

12 Extensões para o Adobe Brackets para facilitar sua vida

Rony Max