Influenciadores, o que sua empresa não precisa fazer #PapoDigital

Influenciadores, o que sua empresa não precisa fazer #PapoDigital

Olá hoje vai ter um papo com o Armindo Ferreira do Blog do Armindo para quem não conhece vou apresentar para vocês! O Armindo é consultor de novas tecnologias, redes sociais e assuntos ligados a internet reconhecido como um dos principais profissionais deste segmento no estado de SP. Com uma sólida carreira no jornalismo – tendo trabalhado nas principais emissoras de TV do Brasil – decidiu se dedicar às consultorias para ajudar as empresas e influenciadores a se relacionarem com o mundo digital. Foi considerado uma das 30 pessoas mais influentes no universo digital pelo Youpix.

Eu conheci o Armindo por coincidência ele tava com problemas na hospedagem do blog e um conhecido em comum me marcou e começamos a conversar e nos tornamos parceiros e amigos hoje o blog dele está na Imaginare.

Nesse papo eu levantei os questionamentos sobre o que as empresas NÃO devem fazer ao lidar com influenciadores e quem melhor para isso que alguém que já lida com isso diariamente?

Influenciadores o que sua empresa não precisa fazer.

1 – Micro, Macro e Influencers como as empresas devem enxergar cada um?

– Na verdade são ações complementares e se feitas de uma forma integrada podem dar muito resultado. Grandes influenciadores falam com muitas pessoas porém sem proximidade. Microinfluenciadores falam com menos pessoas porém de uma forma mais próxima.

Clientes que precisam de performance podem ter nos macro melhores resultados, já quem precisa de awareness* e engajamento terá melhor desempenho com microinfluenciadores.

O correto investimento integrado nesses perfis é o grande segredo.

2 – O que na sua opinião é o erro das empresas ao lidar com influenciadores?

– Existem vários erros mas acho que o principal e que agrupa a maioria deles é achar que influenciadores são veículos de comunicação como os demais. Influenciadores são pessoas e precisam ser tratados como tal.

Também é bom lembrar que não é porque influencer marketing é o hype do momento que ele vai resolver todo problema da empresa. Imagine que um influenciador faz uma ação e leva clientes para o balcão da empresa, mas o vendedor naquele dia não está inspirado ou leva para um e-commerce que não é muito amigável. Então todo problema de comunicação pressupõe soluções integradas que não podem ser apoiadas num único tiro de prata.

3 – Você, qual foi a pior situação que já presenciou?

– As coisas mais chatas são quando a empresa só quer usar você e sua influência e quer fazer isso sem que eu tenha nenhum ganho nessa história. Outro dia recebi um pedido para divulgar uma franquia que queria criar uma unidade na minha região que tinha uma taxa de franquia enorme mas que se alguém fechasse negócio eu não ganharia um único centavo. Tem também marcas que ignoram produtores de conteúdo para internet, mas quando precisam vem correndo atrás de uma menção. São os piores tipos.

4 – Influenciador sem blog dá ou não dá?**

– Dá sim hoje temos múltiplas plataformas. Já há influenciadores no Musica.ly. Então podemos ser influenciadores sem blog. O que não dá pra ser é blogueiro sem blog kkk. Pelo menos uma continha no Medium tem que ter.

5 – Quando a pessoa e considerada influenciador em sua opinião?

–  Pode parecer uma obviedade mas o influenciador é aquele que influencia. Então é preciso ter uma comunidade que o acompanha (que não precisa ser grande, mas fiel) e então a tal da influencia pode acontecer. Eu sempre digo que é uma consequência. Você produz conteúdo, opina sobre as coisas e aí as pessoas vão chegando, concordando e discordando de você e uma hora a influência aparece.

6 – Qual dica você pode passar para quem quer começar a produzir conteúdo

– Produza. Crie seu blog, canal ou na ferramenta que te atrai e onde imagina que seu público está. Poste fotos no Instagram/Facebook. Mas produza um conteúdo que você gosta, que te dá prazer e que te faz feliz e não um conteúdo para você fazer sucesso. O sucesso vem quando você faz algo que gosta e as pessoas se contaminam por isso. Produzir conteúdo com paixão é a melhor estratégia.

Depois de ler esse pequeno mais grandioso papo qual sua opinião? É influenciador conta aí nos comentários algo que já passou e aproveita deixa aquele like na página.

*Awareness significa a qualidade do que está ciente, atento, advertido. É uma expressão em inglês, derivada de aware, que significa ter conhecimento ou percepção de algo. Awareness é a qualidade de estar vigilante, estar percebendo tudo que está acontecendo em sua volta.
**Sobre essa pergunta e sobre situações que já vi e Armindo também sobre pessoas que dizem ser blogueiros(as) e não tem blog em lugar nenhum.

Autor

Amante de tecnologia e aspirante em futurismo, conteúdo e amor e feito para se distribuir ♥ WordPress no sangue e uns códigos na veia.