Papo Digital – O que é UI e como ele é importante

Papo Digital – O que é UI e como ele é importante

Olá tudo bem? Hoje no #PapoDigital tive o imenso prazer de conversar com os irmãos Willian Matiola  e Welliton Matiola para quem não os conhece vou apresentar o Will e o Ton (carinhosamente) são as mentes criativas por trás do UI Lab que veio para fomentar o cenário de User Interface Design no Brasil. Vamos às apresentações?

Willian Matiola 23 anos, graduado em Design pela Faculdade SATC. Atua como Senior Product Designer na homeyou, empresa baseada em Boston, Massachussetts. É co-fundador do Choco La Design, da UI Lab, do vagas.design e do Design Talks (meetup de design).

Welliton Matiola  graduado em design e com 3 anos de experiência em interfaces de usuário. Faço um trabalho de curadoria e fomento de UI Design por meio do UI Lab, um projeto criado em 2015 com o objetivo de ser uma referência nacional sobre User Interface Design. No UI Lab nós promovemos workshops, palestras, cursos e fornecemos consultoria para empresas que necessitam de uma visão profissional de UI Design em seus produtos ou projetos.

Agora embarque no barco e vamos à conversa.

1 –  O que é UI  e como ele é importante?

Will: UI é um acrônimo para User Interface, que em português é traduzido para Interface do Usuário. Em poucas palavras, uma interface de usuário é o meio pela qual uma pessoa consegue interagir com um sistema, podendo ser um site, um aplicativo ou até mesmo objetos físicos como controles remotos, teclados e uma infinidade de outras coisas.

UI é importante porque sem isso o usuário não consegue interagir com o produto. E essa interação se dá por meio de botões, barras de navegação, menus e diversos outros elementos que compõem uma interace. A UI também tem seu papel estético e isso ajuda a tornar o produto ou serviço estéticamente mais agradável.

Ton: Em resumo, user interface é o meio de interação entre a pessoa e a máquina. É por meio de uma interface que o usuário consegue realizar as ações e atingir seus objetivos. Sabendo disso, a UI é fundamental pra garantir a satisfação do usuário, quando bem aplicada é capaz de evitar transtornos e frustrações  desnecessárias.

2 –  UI Lab de onde veio a ideia?

A UI Lab é uma evolução de um outro projeto chamado UI Kits. Nós queríamos abranger várias coisas dentro desse nicho e não apenas kits de interface, então abandonamos o antigo nome e a antiga marca pra fazer algo mais robusto que permitisse diversas maneiras de explorar esse tipo de conteúdo no Brasil.

3 – Como pode mudar a forma de uma empresa fazer negócios na opinião de vocês?

Will: A maioria dos negócios não enxergam a importância que uma boa interface tem para o produto. Esquecem que da mesma forma que um livro feio não chama atenção na vitrine, uma interface esteticamente pobre não convence ninguém de que o produto pode ter algo de bom para apresentar. A UI é a primeira coisa que o usuário vai ver quando utilizar seu produto, por isso, não deve ser a última na lista de prioridades. Não adianta se preocupar com tecnologia e experiência de usuário se não tiver uma interface para levar essa boa experiência para os clientes.

4  – Futuro das interface, o que vocês esperam?

Will: É complicado prever o que virá daqui pra frente, mas tem muitas coisas legais acontecendo lá fora que ainda não se vê muito por aqui. Interfaces de áudio com devices como Amazon Echo e Alexa, interface de textos como os chat bots e interfaces para realidade virtual por exemplo, são as tendências do momento.

Ton: Em pouco tempo já vimos várias formas de interface surgirem, interfaces com um design mais limpo, interfaces quase sem cores e com títulos grandes, interfaces que conversam com você e por aí vai. Se também levarmos em conta a popularização de algumas tecnologias, como por exemplo o óculos rift, podemos esperar interfaces cada vez mais voltadas para esse mundo virtual e tambem interfaces que se misturam com a realidade.

 

5 – Tudo muito lindo, tudo maravilhoso UI precisa de UX* ou não?

Will: Precisa, sem dúvida! A UI é a ponte para que uma UX consegui ser experienciada pelo usuário. Sem UI, a UX fica somene no papel. E uma UI sem UX é somente uma peça estéticamente bonita mas que não entrega nenhum tipo de valor. É só acessar o Dribbble pra ver um monte de interfaces sem valor nenhum.

Ton: Sim, ui é só uma parte do processo e ela por si só não conseguiria atender todas as expectativas do usuário. Uma boa ui já trás consigo uma boa experiência de usuário.

 

6 –  Alguma consideração a se fazer para quem começar a estudar

Will: Pra quem já trabalha com design gráfico a curva de aprendizagem é muito menor, porque os profissionais de UI fazem uso dos mesmos princípios e elementos que o designer gráfico faz: cores, tipografia, hierarquia visual e grids são alguns exemplos.

E pra quem não tem nenhum conhecimento na área mas quer se aventurar, a sugestão que eu dou é começar pelo básico. Parece difícil no começo e a quantidade de coisas que existem dentro de UI assusta um pouco, mas sabendo o básico já é suficiente para desenvolver bons trabalhos.

Ton: Hoje está muito fácil começar a trabalhar com UI, na internet é possível encontrar um vasto conteúdo em português e principalmente em inglês, já que você consegue beber direto na fonte. O lance é praticar, acompanhar o que está sendo feito em outro lugares e em cima disso ir criando seu próprio estilo.

Eu espero que você tenha aproveitado a leitura e se interessou sobre UI e quer aprender mais? Aproveita e conheça o curso do UI Lab.

 

* UX ou experiência do usuário é a parte emocional

Autor

Amante de tecnologia e aspirante em futurismo, conteúdo e amor e feito para se distribuir ♥ WordPress no sangue e uns códigos na veia.