Problemas com engajamento no blog? Veja algumas dicas que podem te ajudar

Problemas com engajamento no blog? Veja algumas dicas que podem te ajudar

O que estou escrevendo nesse post não é uma regra que você deve seguir porém seu criar seu estilo de escrita ou da forma que sua empresa quer se comunicar é essencial para que você possa otimizar seu engajamento.
Porém com muita pesquisas e horas de estudos pude reunir aqui um pouco das minhas experiências, embarque comigo nessa leitura.

1º Entender seu público

Entender seu público é primordial para criar um bom engajamento.

Entender quem é o seu público, o que ele gosta até mesmo se possível o filme que gosta (todo mundo ama uma referência) é essencial para você poder saber como vai poder ajudar com isso você vai poder melhorar seu engajamento
Faça sua persona porém não se prenda a ela, lembre-se personas precisam ser alteradas pois as pessoas mudam constantemente, porém ela vai servir como sua musa inspiradora.
Tenha firmeza no que está escrevendo e confirme se vai ajudar a pessoa no que precisa.

2º A palavra de ouro: EXPERIÊNCIA

Criar fidelidade é maravilhoso, então facilite a vida do seu usuário vamos pensar. No meio do seu texto o usuário e surpreendido por um pop-up VERMELHO com AMARELO pedindo o e-mail dele, no meio da sua leitura e o momento de concentração (o que é já é complicado) você tira a concentração dele.
Não atrapalhe a leitura do seu usuário isso prejudica seu engajamento.
Situação chata né? Então vamos facilitar a vida, deixa o pop-up bem elaborado no momento que ele estiver saindo do site, coloca um formulário de captura no fim do artigo porém nunca atrapalhe a leitura.
Cheque a usabilidade do seu site, velocidade (~merchan hospeda na Imaginare e não se preocupe com essa parte~), use parágrafos mais curtos e separe o seu texto tópicos e sub-tópicos.

3º Compartilhamento é uma das chaves

Pesquisa, pesquisa de novo e pesquisa mais um pouco para você ter a certeza que aquilo que está entregando é mais inspirador e vai fazer o usuário pensar: – Poxa, tá bem feito vou dar um share.
Pense e escreva bem o título  mas nada de click-bait nada é tão ruim quando o título é bom mas o conteúdo é raso.

4º Diversificar ajuda e muito.

Pense em formatos diferentes que podem agradar seu público, fotos profissionais ajudam porém você pode fazer umas “caseiras” mostrando um lado mais humano e menos editado as pessoas gostam disso. Alguns formatos que você pode explorar.
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Gráficos e Infográficos
  • Entrevistas
Existem outros formatos, que você pode ir analisando e fazendo pesquisa com seu público.

5º Redes sociais vão te ajudar mas saiba usar.

Não se prenda somente em um canal de comunicação, explore outra redes (Pinterest, LinkedIn, SnapChat e etc.) quando você está definido sua persona entenda qual é o comportamento do seu público.
Precisa dar mais firmeza ao seu conteúdo? Chame um especialista na área para fazer um citação isso pode e vai ajudar muito.
Traga sempre novidades para que pessoas se encaixem na dica 3 e deem seu share.

6º De graça até injeção na testa? Ofereça algo.

Tá sim seu conteúdo é de graça, mas engajar seu público mas só isso não é mais suficiente. Vou deixar algumas dicas de itens que você pode oferecer.
  • E-books – Cuidado, oferecer um e-book você tem que ter certeza que ele vai ser útil, super chato você ir lá e cadastrar e baixar um ebook com 6 página 3 de conteúdo e 3 de propaganda.
  • Webinars – Ao vivo é super prático hoje em dia (hangouts, YouTube, Facebook, Instagram e etc) lembra do especialista? Chama ele para participar ou faça você mesmo porém interaja com seus leitores.
  • Eventos – Tem um espaço físico? Faça um evento. Tem um lugar que é seu parceiro? Faça um evento. Atraia os seus leitores para perto de você nisso a dica 3 vai funcionar mais ainda muitos shares e fotos.
Ps. Seja um lugar “instagramável”  que as qualquer foto fique boa pense nos detalhes e principalmente na iluminação.

7º A força está com você! Engajamento começa internamente.

Mestre Yoda com sua frase emblemática "Que a Força esteja com você"
Pergunta no fim do texto, interação com quem responde e focar nos comentários para criar uma relação. Nisso você pode pedir para que o leitor assine a sua lista de e-mail ou você pode oferecer um desconto.
Pedir engajamento não é feio desde que seja feito da forma correta! Tem um leitor que interage bastante? Convide ele para escrever um conteúdo.
Isso são algumas dicas que reuni para vocês o que acharam? Deixa sue comentário e dar aquele Share da alegria ♥

Autor

Amante de tecnologia e aspirante em futurismo, conteúdo e amor e feito para se distribuir ♥ WordPress no sangue e uns códigos na veia.