Vamos falar de AMP e Artigos Instantâneos

Vamos falar de AMP e Artigos Instantâneos

Dia 12 agora vai ser liberado os artigos instantâneos do Facebook, e uma boa quantidade de pessoas está ansiosa por isso, assim como eu.

Mas você já ouviu falar de AMP? Vamos a explicação:

As Accelerated Mobile Pages (AMPs) são páginas da Web desenvolvidas de acordo com especificações de código aberto (site em inglês). As páginas AMP validadas são armazenadas no cache de AMP do Google, o que permite uma exibição ainda mais rápida.

O formato AMP é compatível com várias plataformas, inclusive a Pesquisa Google. Se uma página da Web listada nos resultados da Pesquisa Google tiver uma versão AMP válida, será possível direcionar os usuários de dispositivos móveis à AMP armazenada no cache.

Isso já explica muito, por isso não vou ficar dando explicações muito detalhadas, você pode ler sobre AMP aqui e Artigos instantâneos aqui.

Mas vamos ao que interessa. Para nos prepararmos para esta mudança, vamos precisar de 2 Plugins:

1) AMP

AMP

Ele serve para ativar no WordPress a função. Ex:

URL normal  http://ronymax.com/otimize-suas-imagens-e-deixe-seu-blog-mais-rapido/

AMP: http://ronymax.com/otimize-suas-imagens-e-deixe-seu-blog-mais-rapido/amp

 

E o segundo é um que achei super bacana e que vai ajudar muito você:

2) Facebook Instant Articles & Google AMP Pages by PageFrog

page-frog

O plugin PageFrog permite publicar e gerenciar facilmente o seu conteúdo diretamente do WordPress para o Facebook artigos instantâneas (FB) e AMP, com suporte completo para anúncios e análises.

A configuração é muito simples, basta depois de instalado os dois:

1- Clique na lateral Mobile Formats

2- Setup

3- Vai ter essa imagem:

setup

Como o Plugin do AMP já está instalado, ele vai informar que está pronto. O próximo passo é configurar o layout.

4- Layout

estilo

E basta você configurar a fonte, cor etc…

Esse plugin foi o mais completo que achei, particularmente, pois com ele você vai poder configurar ads, tanto do adwords quanto do facebook, além de poder ativar o Analytics.

Então galerinha, essa é a dica de hoje para vocês, explicando que tudo isso é para melhorar a navegação, manter o usuário mais tempo no site ou facilitar a navegação para quem muita vezes está no 3G. Lembrando que AMP é diferente de responsivo. O AMP foca em questão de conteúdo como POST e não páginas.

Caso tenha dúvidas, manda uma mensagem aí! Tem um chat na lateral que vai direto para o meu facebook. Além disso, vou deixar um cupom de desconto de 30% na Imaginare Digital, basta usar esse código no checkout blogrony e vai ter um desconto todo mês de 30% em qualquer plano.

Obrigado pela leitura, compartilhe com os amigos e #OtimizeSeuSite

 

Autor

Amante de tecnologia e aspirante em futurismo, conteúdo e amor e feito para se distribuir ♥ WordPress no sangue e uns códigos na veia.